Ano novo, sofá renovado!

23-11

Cada estilo de sofá tem suas características e benefícios, porém, todos tem um prazo de vida útil que pode encurtar quando a lavagem de estofados não é feita corretamente.
Nem sempre a reforma compensa mais do que a aquisição de um estofado novo, e pensando nisso, separamos alguns tipos de sofá para te ajudar a escolher no momento da compra.

 

O que considerar?

Medida: o tamanho do ambiente disponível e o número de pessoas que utilizarão diariamente o sofá, é algo a ser analisado. O ideal é que sobre pelo menos 70 centímetros de espaço para a circulação nas laterais!

 

Revestimento: não é só a aparência que conta. Antes de optar por um tipo de tecido, pesquise sobre os cuidados necessários que deverão ser tomados e implementados na sua rotina, ou na da empresa.


Design ideal: este quesito pode variar dependendo do local em que será posicionado e as funções designadas ao ambiente. Por exemplo, um sofá para sala de televisão, com aparelhos de som, deve ser maior e mais confortável. Já uma sala de estar, necessita de um sofá mais clássico com espuma e tecido resistentes, e por aí vai.

 

Posição: não existem regras quanto ao posicionamento do móvel, mas é importante analisar antes de definir. O sofá precisa ornar com a decoração e não deixar o ambiente mais pesado. Quando forem muito altos, procure encostá-los na parede – isso torna o ambiente mais receptivo.

 

Modelos de sofá

Tradicional: Modelo estofado, alguns com pés mais altos, outros com o fundo mais próximo ao chão. É possível encontrar modelos com almofadas fixas ou soltas.
Geralmente são de dois ou três lugares, e dependendo da decoração, é interessante combinar com poltronas e puff’s com design diferenciado.

 

Sofá-cama: Como o nome já diz, essa opção lhe garante duas finalidades e torna-se ideal para quem não tem muito espaço. Utilizado principalmente em ambientes residenciais, para quem costuma receber muitas visitas ou aos que não dispõem de quarto a mais para hóspedes.

 

Retrátil ou reclinável: Ganhou o apreço de muitos, pelo fato de garantir mais conforto, já que é possível ficar completamente deitado nele. Tem encosto e há a possibilidade de aumentar sua extensão, tanto reclinando para trás, como puxando para frente, onde ficarão os pés. É utilizado geralmente em salas de televisão.

 

Sofá em L ou de canto: É uma ótima solução para otimizar espaços e dividir ambientes. Acomoda confortavelmente várias pessoas ao mesmo tempo e tem o formato em L.

 

Sofá com chaise: São parecidos com os de canto, e contam com uma extensão de um dos assentos, que serve para manter as pernas esticadas. É indicado para ambientes mais amplos, não atrapalhando o trânsito no cômodo.


Sofá redondo: Não é muito comum, mas permite um ambiente mais elegante e sofisticado. Recomendado para lugares amplos e permite que as pessoas interajam entre si.

 

Sofá futon: São formados por uma espécie de colchão, que dispõe de algodão ou lã no seu interior para ser mais confortável, e ficam bem próximos ao chão. Muito utilizados para decorações orientais.

 

Sofá vintage: Segue uma tendência antiga – detalhes entalhados, tecidos com brilho ou em veludo e estilo capitonê no encosto, com botões em uma superfície acolchoada.

 

Sofá retrô: Dependendo do modelo, pode não ser recomendado para residências – geralmente os sem encosto para a cabeça -, pois são projetados para curta utilização.
Em geral, costuma apresentar moldura e pés de madeira, trazendo uma característica muito evidente do século XX. O estofamento também pode variar, mas na maioria das vezes, o intuito é seguir o estilo de décadas passadas. Este modelo pode apresentar estampas e cores mais modernas em comparação a um sofá vintage, por exemplo.

 

Sofá rústico: Normalmente tem a base em madeira e tons mais escuros. Alguns são revestidos inteiramente de couro, criando contraste com outros elementos da decoração.

 

Depois de escolher o sofá ideal, encontre uma empresa de lavagem de estofados de confiança para não danificar o tecido e prolongar a durabilidade do seu novo móvel.
A Dream Wash oferece atendimento especializado e diversos serviços para auxiliar na manutenção dos estofados. É uma empresa de referência no segmento e com profundo conhecimento sobre os cuidados com cada modelo.
Entre em contato conosco para fazer um orçamento de lavagem de estofados e tirar suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *